Normalmente temos a ideia de o aço inoxidável é um material metálico praticamente indestrutível, mesmo quando submetido a condições severas de uso. Pois é… o famoso “aço inox” apresenta grande resistência à corrosão quando em um meio ou frente a um agente mais agressivo, mas não dura para sempre.
Para ampliar ao máximo a vida útil do aço inoxidável, é importante saber um pouco de como ele é tão resistente, mas pode, ao mesmo tempo, ter sua vida útil reduzida.
Os aços inoxidáveis são ligas normalmente de ferro, carbono, molibdênio, manganês, silício, cromo e níquel e sua resistência à corrosão se dá graças à camada passiva formada na superfície do material que impede que essa superfície entre em contato com a atmosfera. A camada passiva é uma camada invisível de óxido de cromo de espessura muito fina e totalmente aderente formada pela reação do cromo da liga de aço com o meio. Apesar de estável, essa camada não é indestrutível, portanto exige cuidados especiais para manter suas propriedades originais inalteradas.
Dentre esses cuidados, evitar danos mecânicos e a contaminação da camada passiva são os mais básicos para manutenção da integridade do inox.
O aço inoxidável pode ser contaminado por uma manipulação inapropriada do material e também pela sua exposição a áreas sujeitas a sujidades em função da aderência de partículas a sua superfície. Essas partículas aderidas ao metal podem impedir o contato do cromo com o oxigênio do meio ambiente, dificultando a regeneração dessa camada passiva de óxido.
Evitar amassamentos e arranhões nas superfícies do equipamento em inox evitará a exposição do material não protegido pela camada passiva normalmente rompida nesses eventos. A higienização constante para remoção das sujidades aderidas a superfície facilitará a manutenção da camada de óxido pelo constante contato dessa camada com o oxigênio. É importante ainda utilizar meios não abrasivos ou com agressividade alta para higienizar essa superfícies para prolongar a vida útil do seu equipamento ou utensílio em aço inoxidável.
Afinal, inoxidável não significa indestrutível!

Não perca nenhuma informação importante! Use as hashtags #RalfWinter para acompanhar todas as nossas publicações e compartilhar seus comentários e feedback. Obrigado por nos seguir!”